conecte-se conosco
 

 

Destaque

Assassino de repórter da Globo é morto a tiros em Nova Canaã

Publicado em

*Conteúdo iRepórter

O assassino do repórter fotográfico Luiz Antônio da Costa foi morto a tiros na noite desta sexta-feira (6), no bairro Marcos Vieira, na cidade de Nova Canaã, no Estado da Bahia. Renato dos Santos Lira estava em frente à residência onde morava com a família, quando foi surpreendido por dois homens numa moto preta. O passageiro puxou uma arma de fogo e atirou várias vezes na direção do morador, que morreu antes de receber atendimento médico.

De acordo com a polícia, buscas foram realizadas na cidade depois do crime, só que ninguém foi preso, ainda. Até a publicação desta notícia não havia informações da autoria e motivação do assassinato.

Há um ano, Renato havia sofrido uma tentativa de homicídio no município. Atualmente, ele trabalhava como ajudante de pedreiro. As investigações estão a cargo da Polícia Civil.

O corpo do homem será liberado do Instituto Médico Legal (IML) após exame de necropsia.

Foto| iRepórter

Renato escolheu o município de Nova Canaã, no interior da Bahia, para construir família  após matar o repórter fotográfico Luiz Antônio da Costa, conhecido profissionalmente como La Costa. O homicídio aconteceu em 23 de julho de 2003 no Estado de São Paulo.

De acordo com a investigação da época, comandada pelo delegado Marco Antônio de Paula, Renato, conhecido como “o Bahia”, assaltou um posto de combustíveis junto com mais dois comparsas. Os ladrões fugiram para um acampamento do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) a cerca de 100 metros do local do posto de combustíveis. Pouco mais de 7 mil pessoas estavam no local.

Vários profissionais de imprensa trabalhavam na cobertura da ocupação do terreno da Volkswagen, localizado em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Luiz Antônio, profissionalmente conhecido como La Costa, era repórter fotográfico freelance da revista Época, publicada no Brasil pela Editora Globo. Luiz foi baleado com um tiro no peito e morreu no hospital.

Foto: reprodução

Ficou comprovado durante o inquérito policial, que “Bahia” foi quem apertou o gatilho. Inclusive, outro fotógrafo registrou o momento em que o assassino aparece segurando o revólver usado no crime.

Dias depois, Renato e outro homem, identificado como “Nego Xéu”, foram localizados pela polícia na cidade de Diadema, em São Paulo. Eles atiraram na direção dos policiais e foram baleados. “Nego Xéu” não resistiu e morreu no hospital. Revólveres foram apreendidos com a dupla.

Em 2004, Renato foi julgado e condenado pela Justiça Criminal. Em depoimento, ele admitiu ter atirado no repórter.

“O Bahia” afirmou à Justiça que só atirou porque havia roubado um posto de gasolina em frente ao terreno e achou que La Costa tinha fotografado o assalto.

Na época, também ficou comprovado que o fotografo não havia feito imagens do assalto, pois nem estava no local do ocorrido.

A juíza Ely Amioka  condenou o réu a 23 anos de prisão.

Veja mais notícias de Itapetinga no iRepórter.

Compartilhe:
Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Lidas

error: Content is protected !!