Por IREPORTER.BLOG
O Centro de Sismologia da USP informou que houve um terremoto na cidade de Itororó, no último sábado, dia 1º de agosto. O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) e o Instituto de Energia e Ambiente (IEE) trabalharam no caso.
O tremor de terra
Moradores da cidade de Itororó e Bandeira do Colônia, distrito de Itapetinga, disseram que ficaram assustados com o evento, que durou poucos segundos, mas o suficiente para deixá-los em pânico. Isso aconteceu por volta das 21 horas.
A pedreira
A reportagem foi informada que existe uma pedreira, aproximadamente 6 quilômetros de distância e que as explosões estavam ocorrendo no período da noite, justamente para driblar os órgãos fiscalizadores. A reportagem manteve contato com a empresa de mineração, pedindo esclarecimento sobre a situação. A pedreira Monte Santo Mineração se pronunciou a respeito da denúncia.
“Não procede esta informação. A mineradora segue a risca a NRN (Norma Regulamentadora de Mineração), assim como os procedimentos de segurança. Estamos há 05 anos em funcionamento, atendendo toda a região de Itapetinga e municípios circunvizinhos; todas as exigências foram cumpridas”, afirmou a empresa.
Especialistas
Questionado pelo IREPORTER, o Centro de Sismologia da USP disse que o tremor de terra, ocorrido na cidade de Itororó, não passou de 1.9 de magnitude na escala Richter. Trata-se de um tremor de baixa intensidade e não representa perigo para a população, porém, quando a magnitude varia de 3.5 e 5.4 pode causar danos.
O centro faz uma observação sobre atividade sísmica, dizendo que podem ocorrer pequenas variações de localização e magnitude.
Se você sentiu um tremor de terra na sua região pode entrar em contato com o Centro de Sismologia através deste link.
Veja também:
Acidente com vítima em Itapetinga
Vasos de maconha são apreendidos em Itapetinga
Confira o novo decreto da prefeitura de Itapetinga; bares continuam abertos ao público
Deixe o Seu Comentário