conecte-se conosco
 

 

Municipios

Glenn Greenwald diz temer pela liberdade de imprensa

Publicado em

O jornalista Glenn Greenwald celebrou como vitória a decisão da justiça de não ter aceitado a denúncia feita contra ele, sob alegação de envolvimento na invasão de telefones de autoridades .

“Obviamente é uma vitória. A denúncia foi rejeitada. Pode se falar ‘por ora’, mas isso não significa nada, a denúncia foi rejeitada”, disse Glenn.

O jornalista relatou ainda sua preocupação com a liberdade de imprensa ao criticar um ponto específico da decisão, no qual o magistrado diz concordar com procurador da República quando ele pontua que há indícios de que o jornalista instigou os hackers.

“Minha preocupação é esse raciocínio que bota a liberdade de imprensa em risco. Para os jornalistas, o trabalho pode ser criminalizado. A proteção da fonte, que é um dever ético de todo jornalista, pode se tornar um crime”, disse.

A decisão da judicial levou em consideração um posicionamento anterior do ministro Gilmar Mendes, a qual Glenn considera “forte”. “Eu acho que a decisão de Gilmar Mendes foi forte para a liberdade de imprensa. Já essa decisão foi quase o oposto, e isso é muito perigoso. Ainda mais como este governo vem atacando os jornalistas e o trabalho da imprensa”, disse.

“Eu não sei se o Ministério Público vai recorrer, mas eu estou esperando uma decisão mais forte em defesa da imprensa livre, não para mim, para o meu caso, mas para todos os jornalistas. É uma ameaça à liberdade de imprensa”.

Compartilhe:

Deixe o Seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Lidas

error: Content is protected !!