Inmet divulgou previsão de chuva e temperaturas para todo o Brasil até 30 de setembro

Screenshot

A previsão destaca a ocorrência de chuvas intensas em algumas regiões intensas em algumas regiões e temperaturas elevadas em várias partes do país.

Precipitação

A Região Sul será marcada por tempestades, especialmente no centro-sul do Rio Grande do Sul, onde os volumes de chuva podem ultrapassar 125 mm devido à passagem de uma frente fria no início da semana. No sul de Santa Catarina, são esperadas pancadas de chuva isoladas. A partir do dia 28, a previsão é de tempo mais estável.

Na Região Norte, áreas de instabilidade provocarão pancadas de chuva no noroeste do Amazonas, leste do Acre e sul de Roraima, com acumulados acima de 60 mm. No Pará, há possibilidade de chuvas isoladas, enquanto nas demais áreas da região o tempo será seco.

A Região Nordeste terá tempo predominantemente quente e seco, mas poderá ocorrer aumento de nebulosidade e pancadas de chuva isoladas no início da semana, especialmente no nordeste e sul da região.

No Centro-Oeste, o tempo será quente e seco, com exceção do sul de Mato Grosso do Sul, onde não se descartam pancadas de chuva isoladas.

A Região Sudeste terá previsão de chuvas no final da semana, afetando áreas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, em função de um sistema frontal que se desloca em direção ao oceano. Nas demais áreas, o tempo será seco e quente.

Temperatura

A semana será marcada por uma onda de calor em grande parte do Centro-Oeste, Nordeste e Norte do país, com temperaturas que podem ultrapassar os 40°C. No dia 29 de setembro, áreas do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia poderão registrar temperaturas próximas aos 34°C. Nas regiões litorâneas do Nordeste até a Região Sul, as máximas serão mais amenas, não ultrapassando 33°C.

As temperaturas mínimas poderão ficar abaixo dos 18°C em áreas serranas da Bahia e norte de Minas Gerais, enquanto na Região Sul e áreas serranas do sudeste de São Paulo e Rio de Janeiro, é esperado um declínio de temperatura no final da semana devido à alta pressão pós-frontal.

Condições Observadas

Nos últimos dias, as condições climáticas mostraram acumulados significativos de chuva em algumas regiões do Brasil. No Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, os acumulados superaram os 50 mm, com destaque para Canguçu (RS) com 76,2 mm. Em áreas do Nordeste, como Caravelas (BA), foram registrados 78,8 mm. No Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas foram menos expressivas, com destaque para Barbacena (MG) com 92,6 mm. As temperaturas máximas ultrapassaram os 40°C em áreas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, enquanto no Sul, mínimas de 3,4°C foram registradas em Bom Jardim da Serra (SC).

Compartilhe:
iRepórter | Redação: Um site de notícias de Itapetinga, Conquista e região dedicado ao jornalismo profissional.