Municipios
Pesquisa revela que 40% das mulheres que tiveram câncer não retornam ao trabalho
Enfrentar e vencer um câncer de mama ou de útero não é nada fácil, mas quem pensa que esta luta acaba com o fim da doença se engana. Após esta vitória, as mulheres enfrentam outro desafio: o retorno à rotina e ao mercado de trabalho. No Brasil, uma nova pesquisa realizada no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) revelou que a taxa de retorno ao trabalho de mulheres após dois anos do diagnóstico de câncer de mama é de 60%. Nos Estados Unidos e na Europa, chega a superar os 80%.
Para ajudar as mulheres a enfrentarem este drama, a Assespro-PR aproveita o Outubro Rosa para discutir o assunto sob a perspectiva do setor de Tecnologia da Informação. A diretora adjunta da secretaria Mulher na Tecnologia, Ana Lucia Bittencourt Starepravo, participa de um debate durante o Furacão Rosa – campanha promovida pelo clube Atlético Paranaense em ocasião do Outubro Rosa – que tem como objetivo direcionar as mulheres que tiveram câncer para o caminho de retorno às suas ocupações e a escolherem o mercado de TI por este apresentar um crescimento exponencial.
Um estudo feito pela Assespro-PR em parceria com o Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) apontou que o número de vagas de emprego no setor de TI cresceu 300% no Brasil em fevereiro de 2019, em comparação com o mesmo período do ano anterior. No Paraná, este mercado é ainda mais promissor para as mulheres: no período de 10 anos (2007 a 2017) a taxa de crescimento de mulheres empregadas em Serviços de TI (48%) superou em onze pontos percentuais a taxa do Total da Economia do Estado (37%).
O debate, intitulado “Educação, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo”, acontece no dia 25 de Outubro, às 15h40, durante o workshop “Os quatro ventos do Furacão Rosa: Ciência, Tecnologia, Comunicação e Inovação”: que reserva um dia inteiro de atividades voltadas às mulheres em remissão de câncer. Participam também do Ted Talking Letícia Biroli Ferreira, Jean Pierre Wasem e Vinícius Grein.
O evento será realizado na Arena da Baixada, com entrada aberta ao público e gratuita. (BN)
Deixe o Seu Comentário
-
Itapetinga7 dias atrás
Dois jovens são presos pela Polícia Militar em Itapetinga
-
Itapetinga5 dias atrás
Acidente com vítimas acaba de ser registrado em Itapetinga
-
Polícia4 dias atrás
Mulher tortura e filma morte de onça-parda; Ibama tenta identificação
-
Itororó4 dias atrás
Itororó: polícia procura por mulher acusada de esfaquear a ex do atual namorado
Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se