conecte-se conosco
 

 

Nova Canaã

Vereador de Nova Canaã lamenta cortes de verba federal na assistência social. “Me coloquei a disposição dos trabalhadores “

Publicado em

Uma portaria do Ministério da Cidadania lançada no final de 2019 resultou em cortes nas verbas federais repassadas para os serviços de assistência social no país. Segundo gestores dos municípios, a decisão de Brasília põe em risco a continuidade do atendimento, especialmente em localidades menores e com menos recursos — as remessas foram até 40% menores que as anteriores.

A portaria nº 2362 foi publicada no Diário Oficial em 23 de dezembro do ano passado — um dia antes da véspera de Natal. Mas os efeitos da medida só foram sentidos no começo deste mês. O impacto variou em cada município, mas oscilou de 30 a 40%.

Com população estimada em 16 mil habitantes (censo IBGE/2010) , o município de Nova Canaã está sofrendo por causa do corte de repasses  de verbas para os serviços de assistência social.  Está semana a prefeitura local realizou no distrito de Icaraí um evento intitulado Social em Ação.  Alguns serviços  foram oferecidos a população  

A Secretária de assistência social do município,  Denise Kátia, e o vereador e presidente da câmara de vereadores do município,  Aelton de Oliveira Ribeiro,  participaram do evento. Conhecedor dos problemas de Nova Canaã, inclusive de Icaraí,   Aelton demonstrou preocupação com o corte de verbas para o serviço social.

“Os municípios pequenos estão sofrendo mais  por causa do repassasse que foi retirado do social. Me coloquei a disposição dos trabalhadores para que juntos possamos fazer um social cada vez mais forte. E que a nossa indignação chegue ao Ministério da Cidadania”, disse o vereador. 

  No Brasil, o financiamento da assistência social é dividido entre a União, os Estados e os municípios — e o dinheiro do governo federal chega aos gestores dos municípios por meio do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS).

Os recursos são usados pelos municípios para manter os vários tipos de serviços que compõem o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Além de Icaraí,  os distritos de  Itajaí e Serra do Capa Bode fazem parte do município de Nova Canaã, que tem como prefeito  o Dr. Marival Fraga (foto). 

Compartilhe:

Deixe o Seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Lidas

error: Content is protected !!