conecte-se conosco
 

Destaque

Local conhecido como “Caribe brasileiro” passa a cobrar nova taxa

Publicado em



Destino queridinho de brasileiros e estrangeiros pelas águas cristalinas e natureza exuberante, a região de Angra dos Reis (RJ), frequentemente apelidada de “Caribe brasileiro”, ficou oficialmente mais cara. Desde o dia 1º de janeiro de 2026, o município deu início à cobrança da Taxa de Turismo Sustentável (TTS).

Nesta primeira fase de implementação, a nova tarifa não atinge a todos os visitantes, mas foca em quem chega à cidade por meio de veículos de transporte coletivo e grandes embarcações. O imposto recai sobre:

Tudo sobre Turismo em primeira mão!

  • Ônibus, micro-ônibus e vans de turismo;
  • Transatlânticos (cruzeiros marítimos).

Objetivo da cobrança

Com um fluxo anual que atinge a marca de 1,8 milhão de visitantes — sendo 1,2 milhão apenas na famosa Ilha Grande —, a infraestrutura da cidade sofre com a alta demanda.

Segundo a Prefeitura de Angra dos Reis, a TTS foi criada para organizar a atividade turística e garantir que o desenvolvimento do setor ocorra de forma equilibrada.

Leia Também:

Os recursos arrecadados serão obrigatoriamente destinados a investimentos em preservação ambiental e melhorias na infraestrutura, beneficiando tanto a comunidade local quanto a experiência dos próprios turistas.

Anúncio

Como funciona o cálculo?

Um ponto de atenção para os viajantes e agências de turismo é que a cobrança possui variações. O valor muda caso o visitante permaneça apenas no continente (Angra) ou decida incluir a Ilha Grande no roteiro.

O cálculo é baseado na Unidade Fiscal de Referência (Ufir), que atualmente está fixada em R$ 4,75. A implementação da taxa será feita de forma gradual, dividida em três etapas, para que o mercado turístico possa se adaptar aos novos custos.





Fonte: A tarde

Compartilhe:

Deixe o Seu Comentário

Anúncio

Mais Lidas

error: Content is protected !!