conecte-se conosco
 

 

Itapetinga

Reintegração de uso em Itapetinga mobiliza GCM, PRE e Seifra; área fica em frente à UESB

Publicado em

Uma operação realizada nesta quarta-feira (12) pela Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (SEINFRA) promoveu a reintegração de uso de uma área localizada no Recanto da Colina, em frente à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em Itapetinga.

Trecho do documento

A ação devolveu a posse do espaço à AESPE – Associação dos Pequenos Empreendedores de Itapetinga, que havia recebido concessão de uso do local do governo estadual. A operação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), para garantir a segurança e manutenção da ordem durante os trabalhos.

Terrenos  vendidos por imobiliária

Um grupo de pessoas teria adquirido terrenos no Recanto da Colina por meio de uma imobiliária, iniciando demarcações até as margens da BA-263. No entanto, parte dessa área estaria dentro do espaço concedido oficialmente à AESPE, o que motivou a ação de reintegração realizada nesta quarta-feira, dia 12.

Histórico

A área em questão tem histórico de disputas. Em 2021, membros da AESPE chegaram a ocupar o terreno e iniciar a construção de quiosques, mas foram impedidos por uma operação do governo estadual (foto abaixo).


Na ocasião, as estruturas foram demolidas, gerando protestos e bloqueios na rodovia BA-263, com queima de pneus (foto acima).

Após o episódio, a associação formalizou pedido de Concessão de Uso da área, o que foi autorizado em junho de 2025.

AESPE se organiza para retomada das atividades

A direção da AESPE informou que está se organizando com seus membros para iniciar as atividades no local, com o objetivo de padronizar os espaços e estruturar os pontos de comércio.

O iRepórter ainda não conseguiu contato com a imobiliária responsável pela venda dos terrenos. Assim que houver um posicionamento oficial, a notícia será atualizada.

Anúncio
Compartilhe:
Anúncio

Mais Lidas

error: Content is protected !!