Destaque
Salvador pode ter avenida Preta Gil; entenda proposta

Preta Gil durante celebração de Missa em Ação de Graça pelo restabelecimento de sua saúde, em Salvador –
A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) quer mudar o nome de uma avenida de Salvador para homenagear a cantora Preta Gil, que morreu aos 50 anos, no último domingo, 20, nos Estados Unidos, por complicações de um câncer de intestino.
A proposição foi protocolada nesta segunda-feira, 21, na Câmara Municipal da capital baiana (CMS), um dia após o óbito da filha de Gilberto Gil. Para a líder da bancada de oposição, o ato é uma forma de “reconhecimento público e duradouro da vida, obra, batalha e legado de Preta”.
“Mulher preta, artista, símbolo de luta contra preconceitos (racismo, gordofobia e homofobia), defensora dos direitos LGBTQ+, e ativista que deixou marca indelével na cultura e no coração de nosso povo”, argumentou a vereadora.
Leia Também:
Procurada pelo Portal A TARDE, Aladilce explicou que a nomeação do logradouro terá uma função dupla: servir como memorial aberto e de combate às injustiças. O local proposto para receber a homenagem ainda está em fase de estudo.
“Ainda estamos pensando como fazer. A gente quer que seja uma avenida que seja importante, uma avenida central, porque ela [Preta Gil] foi uma referência de coragem, resiliência e um exemplo de conviver com uma doença [o câncer]”, afirmou ao site nesta noite.
Relação de Preta Gil com Salvador
Salvador tinha um lugar especial no coração de Preta Gil, e não é à toa. A cantora nunca escondeu a sua paixão pela cidade.
Entre banhos de mar na Gamboa e momentos de espiritualidade, a artista, que possuía fortes raízes na cidade, cultivava lugares que gostava de frequentar, espaços carregados de afeto e significado.
No último Carnaval que viveu, Preta marcou presença no tradicional camarote da família Gil, celebrando a folia em meio ao tratamento contra o câncer.
Em entrevista ao Portal A TARDE, ela ressaltou a importância de estar ali: “Isso aqui faz parte da minha vida. Deus sabe o quanto eu lutei para estar aqui. Eu não ia aguentar ficar vendo esse Carnaval pelos stories ou pela televisão”.
Qual próximo passo do projeto de lei?
O protocolo de um projeto de lei no sistema de um Legislativo é o primeiro passo para que o documento comece a tramitar.
Em seguida, a matéria segue para discussão nas comissões temáticas da Casa, por fim, passando pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante do segundo Poder.
Como os vereadores de Salvador estão em recesso, o projeto da vereadora Aladilce (PCdoB) só deve começar a ser processado na CMS a partir do dia 4 de agosto, quando encerra o período de interrupção das atividades.
Quando será votado?
Depois da análise dos colegiados, e com a respectiva aprovação dos membros de uma comissão. O projeto de lei segue para votação em plenário, com data a ser marcada pelo presidente da Câmara, que, neste caso, é o vereador Carlos Muniz (PSDB).
Se aprovada pela maioria dos vereadores, a proposição segue para a prefeitura, onde pode ser sancionada ou vetada pelo chefe do Executivo.
Fonte: A tarde
-
Polícia5 dias atrás
Homem é morto após ser flagrado com esposa de amigo; amante debocha do marido traído; veja
-
Destaque7 dias atrás
Jaques surpreende personagem com plano maligno
-
Polícia6 dias atrás
Região: ônibus é parado e polícia descobre 30 kg de cocaína em malas de passageiros
-
Destaque6 dias atrás
Márcia Dantas desabafa e expõe saída traumática do SBT: ‘Promessas’
Deixe o Seu Comentário