conecte-se conosco
 

 

Itapetinga

Vacina vencida em Itapetinga; entenda o que pode ter acontecido

Publicado em

Por ireporter.blog 

Foto: reprodução

Um cruzamento de dados feito em duas bases de informações diferentes do Ministério da Saúde apontou que pelo menos 26 mil doses vencidas da AstraZeneca foram aplicadas no Brasil. O município de Itapetinga, no Sudoeste da Bahia , aparece na lista com duas doses vencidas, aplicadas em moradores que procuraram os postos de saúde Guilherme Dias e Idalécio Andrade.

Nas últimas horas, um print com os locais (de Itapetinga) que aplicaram doses vencidas foi amplamente compartilhado nas redes sociais. No rodapé do print, o internauta escreveu: “ população de Itapetinga, se alguém tomou vacina da Astrazeneca, por favor olhar o cartão de vacina e verificar se foi o lote de nº 4120Z005. Se sim, procurar o local de vacinação ou posto de saúde com urgência. A vacina está vencida”.

O secretário de saúde, Hugo Sousa, se manifestou, alegando que a informação não procede e que a campanha de vacinação tem como objetivo salvar vidas e oferecer segurança para a população.

“O que por certo aconteceu foi que aquela vacina foi registrada no BI (sistema da Sesab) após o prazo de validade, o que não significa que ela foi administrada após vencida”, disse. O secretário explica, ainda, que as vacinas são múltiplas (cada frasco contém 5 ou 10 doses) e, uma vez aberto o frasco, as doses precisam ser administradas em até seis horas. Passado esse período elas devem ser descartadas. “Assim, é impossível que apenas uma dose tenha sido aplicada fora do prazo, uma vez que ao menos cinco precisariam ser administradas no mesmo dia”, explicou.

Clique AQUI para mais notícias de Itapetinga, Conquista e região.

Compartilhe:

Deixe o Seu Comentário

Anúncio

Mais Lidas

error: Content is protected !!