Municipios
Em dia de prisão contra Bolsonaro, jornalista fez denúncia sobre abusos de Moraes
O jornalista americano Michael Shellenberger publicou nesta segunda-feira (4) um “dossiê” em que aponta que o Supremo Tribunal Federal (STF) criou uma força-tarefa ilegal para prender os manifestantes dos atos de 8 de janeiro de 2023.
Os supostos documentos oficiais e conversas de WhatsApp que foram divulgados na matéria demonstram que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, criou um protocolo interno para investigar os perfis de redes sociais dos envolvidos nos ataques em Brasília para justificar a realização das prisões.
O jornalista americano foi o responsável pela publicação do chamado “Twitter Files Brasil”, uma série de reportagens apresentando e-mails enviados por representantes do X (ex-Twitter) no Brasil aos Estados Unidos, entre 2020 e 2022.
Na publicação desta segunda-feira (4), aparecem os supostos prints de WhatsApp que mostram uma conversa entre Cristina Yukiko Kusahara, então chefe de gabinete do ministro Alexandre de Moraes, e Tagliaferro.
Em um dos diálogos, Cristina argumenta que a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu liberdade provisória para presos preventivos, mas que o ministro (Alexandre de Moraes) não queria soltar antes de ver as redes sociais deles.
O grupo de Whatsapp foi finalizado em 1º de março de 2023, com uma mensagem do juiz Airton Vieira: “despeço-me aqui, singelamente […] que nas audiências de custódia possamos dar a cada um o que lhe é de direito: a prisão”. As informações foram publicadas pela CNN. A emissora disse que não conseguiu confirmar os conteúdos publicados por Shellenberger.
Segundo a CNN, Alexandre de Moraes, o STF e o TSE não se posicionaram.
🚨EXCLUSIVO: ARQUIVOS DE 8 DE JANEIRO
Novos arquivos vazados revelam que o Supremo Tribunal Federal brasileiro usou ilegalmente postagens de redes sociais para encarcerar manifestantes pró-Bolsonaro.
Em 8 de janeiro de 2023, centenas de apoiadores de @jairbolsonaro invadiram… pic.twitter.com/3QbIxN6umT
— Michael Shellenberger (@shellenberger) August 4, 2025
-
Itapetinga7 dias atrásApós acidente, confusão no trânsito vai parar na delegacia em Itapetinga
-
Municipios7 dias atrásUrgente na Bahia: Tragédia deixa 7 mortos em colisão frontal na BA-148
-
Municipios6 dias atrásTragédia na Chapada: Cinco das sete vítimas de acidente eram amigos
-
Municipios5 dias atrásMulher é levada para delegacia de Itapetinga após matar o próprio marido




