Municipios
Vaticano aprova diretrizes que permitem que homens gays se tornem padres
O Vaticano aprovou novas diretrizes dos bispos italianos que permitem que homens gays entrem nos seminários desde que se abstenham de sexo, em um ajuste inesperado à forma como a Igreja Católica global considera possíveis futuros padres.
Embora o Vaticano não tenha proibido explicitamente a entrada de homens gays no sacerdócio no passado, uma instrução anterior de 2016 dizia que os seminários não podem admitir homens que tenham “tendências homossexuais profundamente arraigadas”.
As novas diretrizes, publicadas sem aviso no site da Conferência dos Bispos Italianos na quinta-feira (9), dizem que os diretores dos seminários devem considerar as preferências sexuais de um candidato a sacerdote, mas apenas como um aspecto de sua personalidade.
“Ao referir-se às tendências homossexuais no processo de formação, também é oportuno não reduzir o discernimento apenas a este aspecto, mas compreender o seu significado dentro de todo o quadro da personalidade do jovem”, afirmam as orientações.
Os bispos italianos disseram que aprovaram o documento em novembro. O texto é acompanhado por uma nota do gabinete do clero do Vaticano, confirmando que as diretivas são válidas por um período experimental de três anos.
Francisco também teria usado uma palavra depreciativa sobre os gays ao discutir a homossexualidade em seminários, em uma reunião a portas fechadas no ano passado, pela qual o Vaticano emitiu um raro pedido de desculpas em nome do papa. (CNN)
-
Itapetinga7 dias atrás
Festa de paredão termina com uma pessoa baleada em Itapetinga
-
Polícia6 dias atrás
Carro-forte se envolve em acidente com vítimas na estrada de Potiraguá
-
Itapetinga3 dias atrás
Acidente de trânsito: Carro com 4 pessoas tomba em Itapetinga
-
Itapetinga7 dias atrás
Samu atende vítima de atropelamento em Itapetinga