conecte-se conosco
 

 

Destaque

Porque um vendedor ambulante deficiente físico foi detido no Centro de Itapetinga

Publicado em

Por IRepórter/Eudo Mendes

Um vendedor ambulante de 32 anos de idade, que possui deficiência na perna esquerda por conta de um atropelamento, foi conduzido e apresentado no Complexo Policial de Itapetinga, juntamente com o seu carinho de lanches. 

A ocorrência aconteceu no fim da manhã desta sexta-feira (29), na Alameda Rui Barbosa, no Centro da cidade, quando agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) visualizaram o homem atendendo um cliente no local. 

Na delegacia, os agentes disseram que na primeira abordagem (por volta das 10h10), o vendedor foi informado que não podia ficar no local por causa da Lei Municipal, que proíbe o comércio informal em alguns pontos do Centro de Itapetinga. A lei em questão foi votada e aprovada em 19 de outubro de 1987 pelos vereadores da época. 

20 minutos depois da advertência, a Guarda Civil Municipal retornou Alameda Rui Barbosa, e encontrou o vendedor ambulante trabalhando, normalmente. O homem, segundo a GCM, disse que não ia deixar o local. Diante da resistência, eles usaram a força para deter o homem e levá-lo até a viatura. 

Populares fizeram filmagens do momento exato que o trabalhador é conduzido até a viatura. Nas gravações, amplamente compartilhadas nas redes sociais, é possível ouvir populares xingando e criticando o trabalho dos guardas municipais. 

O vendedor ambulante Ivan, detido por desobedecer a Lei Municipal, disse que realmente parou na Alameda Rui Barbosa para atender uma cliente, mas, que a Guarda Civil Municipal lhe abordou com truculência e falta de respeito. “Me chamaram de aleijado folgado”, disse o homem. 

“Eu sou uma pessoa de bem, nunca fiz coisas erradas”, completou o acusado. Ele apresentou um ferimento superficial no antebraço esquerdo e reclamava de dores nos punhos por causa do uso das algemas. Esta é a segunda vez que Ivan é detido em virtude do mesmo problema. 

O trabalhador ainda lamentou o fato de uma outra pessoa, também vendedora de salgados, comercializar na Alameda Rui Barbosa, sem ser incomodada pela prefeitura. 

O vendedor de salgado foi liberado da delegacia após prestar depoimento. 

A equipe da GCM que atendeu a ocorrência disse que realmente fez uso da força porque houve resistência à prisão, conforme o artigo 284 do Código Penal. Informou ainda que o conduzido em momento algum foi agredido e que toda ação foi dentro da legalidade. 

Na noite desta sexta-feira, durante uma live em suas redes sociais, o atual prefeito do município, Rodrigo Hagge, comentou o caso. 

“Quem me conhece sabe o carinho que eu trato as pessoas. Eu exijo que os munícipes e que os funcionários da prefeitura de Itapetinga também tratem dessa mesma forma os nossos cidadãos. Iremos apurar rigorosamente se houve excessos por parte da Guarda Municipal”, prometeu o prefeito.  

O prefeito não comentou ou não tinha conhecimento da denúncia que alguns vendedores ambulantes estão sendo tratados de forma diferente durante a fiscalização. 

A ‘novela’ dos vendedores ambulantes e prefeitura é antiga e, provavelmente, ainda terá muitos capítulos. O assunto rendeu uma reportagem especial publicada em dezembro de 2018 pelo site IRepórter (Itapetinga Repórter).

Clique AQUI e confira nosso canal no YouTube
Compartilhe:

Deixe o Seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Lidas

error: Content is protected !!