conecte-se conosco
 

 

Destaque

Homem morre após sofrer acidente de trabalho, mas, frigorífico diz que ele “vinha utilizando todos os EPIs”

Publicado em

Por IREPORTER.BLOG

No fim da tarde de sexta-feira, 31 de julho, a direção do Frigorífico Sudoeste resolveu se manifestar publicamente a respeito do acidente de trabalho que matou o pai de família, Gildevan Campos Rocha, 45 anos, na última quarta-feira, dia 29 de julho de 2020.

A vítima trabalhava normalmente no setor de desossa da empresa, quando acabou se cortando com a própria ferramenta de trabalho. A faca atingiu a região da virilha da vítima, justamente a veia femoral. Socorrido e levado ao Hospital Cristo Redentor, o homem não resistiu e faleceu no fim da noite daquele dia.

No mês de junho, Gildevan havia completado 1 ano de serviços prestados no frigorífico, porém, já teve outra passagem pela empresa.

Morador do Bairro Vila Isabel, o trabalhador era casado e pai de 2 filhos.

“Informa à sociedade em geral que esse frigorífico cumpre integralmente as normas de Saúde e Segurança do Trabalho, tendo sempre como norteador o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e Programa Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), elaborados por entidade de caráter nacional”, disse a nota.

Em outro trecho do documento, a empresa diz que “em averiguação interna do caso, constatou-se que a vítima vinha utilizando todos os EPI’s previstos para a função que estava exercendo”.

A empresa também disse que está à disposição da família do funcionário e dos órgãos oficiais para esclarecimento dos fatos.   

Uma fonte ligada ao site IRepórter, com vasta experiência em segurança do trabalho, não quis ser identificada na reportagem, mas, aceitou falar sobre o assunto.

Segundo ela, “toda empresa deve fornecer a seus colaboradores os equipamentos necessários para garantir a segurança dos funcionários  durante a execução de suas atividades. Ainda, a empresa deve obrigatoriamente fiscalizar o uso, promover ações de conscientização da importância do uso dos EPIs. Sabe-se que o ambiente operacional de um frigorífico é um ambiente onde existem grandes riscos a todo o momento, desde a chegada dos animais que serão abatidos até o momento do carregamento do produto final”.

“Estando com esses EPIs dificilmente o acidente ocorreria, seria mais fácil a faca quebrar que cortá-lo”, garante o profissional.

O especialista ainda faz vários questionamentos do tipo: “Gildevan usando todos os EPIs para execução do serviço? Ele recebeu treinamentos de conscientização anual? Tem registro dos treinamentos e entrega dos EPIs para o setor?  Tem Ordem de Serviço (OS)  perante a Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho  (NR1) ?  Foi feito o APP ( Análise Preliminar de Perigo) e APR (Análise Preliminar de Risco)?  Os setores são sinalizados?”

Questionado sobre o acidente, o frigorífico disse que não há mais informações do caso, porém, os detalhes do ocorrido estão sendo apurados internamente.

Confira na íntegra a nota da empresa:

O Frigorífico Regional Sudoeste vem, por meio desta nota pública, com pesar, informar o falecimento do funcionário Gildevan Campos Rocha, em razão de fatalidade ocorrida nas dependências da empresa na última quarta-feira (dia 29/07/2020). 

Em razão do ocorrido, a empresa vem prestar suas condolências à família do colaborador, reiterando que se manterá à disposição dos seus familiares pelo tempo que se fizer necessário, a fim de se prestar todo o apoio necessário. 

Por oportuno, informa à sociedade em geral que esse Frigorífico cumpre integralmente as normas de Saúde e Segurança do Trabalho, tendo sempre como norteador o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e Programa Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), elaborados por entidade de caráter nacional, sendo que, em averiguação interna do caso, constatou-se que a vítima vinha utilizando todos os EPI’s previstos para a função que estava exercendo. 

Por fim, informa também que, quando oficialmente instada pelos órgãos oficiais para o esclarecimento dos fatos, apresentará a quem de direito todos os esclarecimentos necessários. 

A Direção Frigorífico Regional Sudoeste 

Veja também:

A terra tremeu nos municípios de Itapetinga e Itororó

Confira o novo decreto da prefeitura de Itapetinga; bares continuam abertos ao público

Itapetinga: identificado homem encontrado morto

Identificado mototaxista vítima de acidente de trânsito em Itapetinga

Em Potiraguá: briga entre colegas de trabalho termina em morte

Itapetinga: Homem morre após acidente de trabalho em frigorífico

Canal no YouTube, clique aqui

Instagram do site, clique aqui

Compartilhe:

Deixe o Seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Lidas

error: Content is protected !!