conecte-se conosco
 

 

Itambé

Após afastamento de Mangtxay, clima fica tenso na ‘Aldeia do Cachimbo’, e polícia é chamada

Publicado em

Na tarde desse domingo (20), a Polícia Militar foi acionada por conta de um desentendimento interno na ‘Aldeia do Cachimbo’, que fica na divisa dos municípios de Itambé e Ribeirão do Largo.

Tudo começou quando a cacique Rosimaria Silva ordenou a retirada dos pertences pessoais do índio Irineu sem autorização dele. Um caminhão foi fretado para fazer o transporte da mudança.

Irineu disse ainda que estava na cidade de Itambé quando soube do ocorrido. Ao retornar, foi impedido de entrar na aldeia.
A Polícia Militar foi acionada. Duas viaturas interceptaram o caminhão com a mudança na BA-263, nas proximidades da estrada que dá acesso ao povoado de Campinarana.

 

Cacique Rosimaria alega que tem autorização para retirada de Irineu da aldeia. Irineu alega que existem 3 grupos indígenas no local, sendo que um deles ‘tá usando de má fé’.

O caso foi apresentado na delegacia de Itapetinga e, posteriormente, encaminhado para a Polícia Federal. Também existem outras denúncias em desfavor de alguns índios da ‘Aldeia do Cachimbo’. A PF tem conhecimento da situação.

Conforme apurado pelo site iRepórter, o clima começou a ficar tenso no local após o afastamento da cacique Mangtxay (foto) para tratamento de saúde. Ela mantinha o controle da situação; as regras impostas pela etnia eram obedecidas. Antes de se afastar, Mangtxay elegeu sete lideranças indígenas.

Além da PF, a Funai também está acompanhando o conflito interno na ‘Aldeia do Cachimbo’.


Para reportagens em vídeo, inscreva-se em nosso canal no Youtube, basta clicar AQUI para acessar.


Índios ouvidos pela reportagem lamentaram o ocorrido e destacaram que são pessoas de paz. Eles também disseram que foram duramente castigados pelas chuvas e que perderam toda plantação. Mas, estão voltando a plantar novamente, a sonhar de novo.

O site manteve contato com a cacique Rosimaria para que ela comentasse o assunto, inclusive, ofereceu espaço também no rádio para explicar o ocorrido. No entanto, a senhora Rosimaria se resumiu a responder apenas que “vocês postaram uma notícia que não procede”. O contato do jornal online com a cacique aconteceu ás 8 horas desta terça-feira (22) por mensagem de voz via WhatsApp. No dia do ocorrido, não foi possível ouvi-la para contar sua versão dos fatos.

Matéria alterada ás 15h horas de 22/02/ para acréscimo de informações.

Leia Também

Itapetinga| Polícia investiga morte de garçonete de 34 anos

Clique AQUI para mais notícias de Itapetinga, Conquista e região

Compartilhe:

Deixe o Seu Comentário

Anúncio

Mais Lidas

error: Content is protected !!