IRepórter

Barragem se rompe, água do rio Catolé invade Itapetinga; pessoas desabrigadas

Reportagem/Eudo Mendes

Uma barragem, localizada no município de Barra do Choça, se rompeu neste sábado, 25 de dezembro, por conta da grande quantidade de água. A barragem abastece os municípios de Vitória da Conquista e Belo Campo e outras localidades na região. A estrutura do local estava comprometida, inclusive, apresentando rachaduras por causa da chuva dos últimos dias.

Com o rompimento da barragem, o Rio Catolé, que já estava transbordando em algumas regiões, acabou invadindo várias residências na cidade de Itapetinga. Moradores tiveram que deixar suas casas rapidamente e estão procurando ajuda de familiares, amigos e prefeitura. São várias famílias desalojadas.

Foto: reprodução

A instituição SOS Animais de Rua também foi invadida pela água do Rio Catolé.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) informou que o fornecimento de água foi interrompido em toda a cidade, porque o setor de bombas da estação de captação, que fica no Rio Catolé, foi inundada pela água. O SAAE pediu para a população economizar água.

O distrito de Bandeira do Colônia, pertencente ao município de Itapetinga, também vive uma situação difícil por conta da chuva. A escola Dona Geni abriga 60 pessoas que não têm para onde ir. A prefeitura disse que as famílias serão encaminhadas para um aluguel social.

Foto: reprodução

A prefeitura de Itapetinga informou ainda que montou dois pontos de apoio na cidade para receber as pessoas desabrigadas: colégio CAIC – Paulo Hagge, na Vila Riachão; IPAM, na Nova Itapetinga.
Em caso de emergência, o morador deve ligar para (77) 98804-1139 .

Foto: reprodução

O município de Itapetinga deve decretar situação de calamidade pública nas próximas horas, pois, a situação fugiu do controle das autoridades locais.

Veja também:

Região| Suspeitos de participar do assassinato do funcionário público Valtenei são encontrados mortos

Região| Acidente deixa dois mortos e um ferido; vídeo

 


Curta e Compartilhe.


Leia Também

Open chat