conecte-se conosco
 

 

Municipios

Cobra “Ronaldo” dá à luz mesmo vivendo nove anos em total isolamento; assista

Publicado em

Filhotes devem ser transferidos (Foto: City of Portsmouth College, Divulgação)

O parto de uma jiboia-vermelha batizada de “Ronaldo” é investigado pela faculdade da cidade de Portsmouth, na Inglaterra. É que a cobra vive isolada há nove anos, sem contato com outros animais, conforme as informações do g1. Ronaldo deu à luz a 14 filhotes dentro de um viveiro.

A jiboia foi resgatada pela Sociedade Real de Prevenção à Crueldade Animal (RSPCA, na sigla em inglês) e levada para a faculdade. Desde então, não teve convívio com outras cobras. Especialistas avaliam que a única explicação para o feito é um processo chamado de partenogênese.

A palavra vem do grego parthénos (“virgem”), enquanto “gênese” significa “criação”. Este processo ocorre quando um óvulo se transforma em embrião sem fertilização. Plantas, insetos, peixes e até pássaros podem passar por isso.

Os filhotes são clones da mãe, conforme o especialista Pete Quinlan. Além de ser um parto surpresa, a revelação do sexo de Ronaldo também foi outra surpresa. Quinlan conta que a cobra aparentou estar mais gorda, mas a equipe que cuidava do animal não imaginava que pudesse ser uma gravidez.

Os filhotes devem ser encaminhados para outros lares assim que tiverem condições adequadas de saúde para manuseio. Já Ronaldo, até então considerada um macho, vai passar por uma nova avaliação para confirmar que teve o gênero identificado equivocadamente.

Clique AQUI para mais notícias da cidade e região,  inclusive,  em vídeo  

Compartilhe:
Anúncio

Mais Lidas

error: Content is protected !!