conecte-se conosco
 

 

Itapetinga

Confronto entre fazendeiros e índios resulta na morte de indígena no município de Itapetinga

Publicado em

ireporter.blog

A índia Maria de Fátima Muniz de Andrade, de 56 anos, foi assassinada a tiros, na tarde deste domingo (21), durante confronto entre fazendeiros e índios, na divisa entre os municípios de Itapetinga e Potiraguá. Ela ainda foi socorrida e levada para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Maria era uma liderança indígena da aldeia Caramuru-Catarina-Paraguaçu. Ela morava no município de Pau Brasil, onde era conhecida como Nega Pataxó. O irmão de Nega Pataxó (cacique Nailton) também foi baleado. Dois pecuaristas fizeram ocorrência de lesão corporal dolosa, pois foram atingidos por flechas. Ao menos dois carros foram incendiados.

Foto: reprodução/redes sociais

A rotina da propriedade rural foi quebrada nesse sábado (20), quando um grupo de pessoas invadiu o local. Algumas pessoas estavam armadas e encapuzadas.

Detenções e apreensões

Foto: reprodução/redes sociais

Três pessoas já foram detidas durante a invasão e apresentadas no Complexo Policial de Itapetinga. O primeiro caso aconteceu no sábado (20), quando um índio da aldeia Pataxó foi encontrado com um revólver calibre 38. As outras duas detenções ocorreram na tarde deste domingo (21) após confronto. Trata-se de um jovem, filho de um fazendeiro, e um sargento aposentado da Polícia Militar. Quatro armas de fogo foram apreendidas. A dupla, que segue detida, à disposição da Justiça, é considerada  pela polícia suspeita do assassinato da índia e tentativa de homicídio contra o cacique. A ocorrência foi apresentada pela Polícia Militar.

Material apreendido e encaminhado para perícia

Depois do confronto e morte da índia, houve uma grande movimentação da Secretaria de Segurança Pública, inclusive, equipes da Polícia Federal (PF) e especializadas estão trabalhando no caso.

Polícia Militar apresentou os suspeitos na delegacia. Foto: iRepórter

Inicialmente, os trabalhos burocráticos  foram realizados pela Polícia Civil, no entanto, por se tratar de crime federal, as investigações ficarão a cargo da PF. Também existem equipes da Polícia Civil em campo.

As autoridades em Segurança Pública ainda não se pronunciaram publicamente sobre o caso. Os representantes dos indígenas e fazendeiros que participaram do ocorrido também não.

Clique AQUI e veja mais notícias da cidade e região, inclusive,  em vídeo 

Compartilhe:
Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Lidas

error: Content is protected !!