conecte-se conosco
 

 

Itapetinga

Suspeita de Coronavírus causa pânico em Itapetinga; hospital nega

Publicado em

Por Eudo Mendes/IRepórter

O assunto Coronavírus é pautado diariamente pela imprensa. Todo mundo está preocupado com o vírus que veio de carona para o Brasil. Mas, como nem todo mundo está preocupado em se informar pelos meios tradicionais, as informações fake estão se espalhando como vestígio de pólvora. Um exemplo disso foi o que aconteceu neste domingo (1º) na cidade de Itapetinga, no interior da Bahia. Áudios com informações de Coronavírus em pacientes do Hospital Cristo Redentor viralizaram em grupos de Whatsapp.

O hospital Cristo Redentor, hoje administrado pela Fundação José Silveira, que atende Itapetinga e municípios da região, lançou uma nota na tarde do mesmo dia, negando informações de Coronavírus na Capital da Pecuária.


“Diante dos áudios que circulam nas redes sociais, a Fundação José Silveira vem a público esclarecer que não procedem às informações sobre a presença de pacientes infectados pelo coronavírus (CODVID-19) em sua unidade. O Hospital Cristo Redentor mantém as suas atividades de rotina tranquilamente e todos os funcionários estão orientados, trabalhando devidamente paramentados”, disse a nota.

Milhares de pessoas foram infectadas com as informações falsas, graças aos compartilhamentos dos internautas. Como dizia o escritor britânico Winston Churchill “uma mentira dá uma volta inteira ao mundo antes mesmo de a verdade ter oportunidade de se vestir”.

Em Vitória da Conquista, distante 100 quilômetros de Itapetinga, cinco casos suspeitos de infecção pelo novo Coronavírus (COVID-19) foram notificados no município. O resultado está previsto para sair até a próxima terça-feira (3).

Os sintomas podem envolver coriza, tosse, dor de garganta e febre. Esses vírus algumas vezes podem causar infecção das vias respiratórias inferiores, como pneumonia. Esse quadro é mais comum em pessoas com doenças cardiopulmonares, com sistema imunológico comprometido ou em idosos.

O site IRepórter entrou em contato com Bárbara, responsável pelo Hospital Cristo Redentor, para colher mais informações sobre o assunto, até mesmo porque nenhum responsável pela unidade assina a nota, divulgada em grupos de Whatsapp.

Ela disse que o hospital está em alerta! Se aparecer algum caso suspeito a equipe seguirá os protocolos e orientações do Ministério da Saúde e SESAB: o paciente é isolado dos demais pacientes para realização de exames rápidos para descartar outros vírus respiratórios e teste específico para o Coronavírus.

“Não existe nenhum caso suspeito aqui na nossa Unidade”, afirmou Bárbara.

Compartilhe:

Deixe o Seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Lidas

error: Content is protected !!